quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Guerras curiosas

Hoje, no Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro, esta acontecendo uma "guerra" querendo ou não. Uma guerra, que não era para existir, pois o que eles não fizeram em 10 anos, querem fazer em 1 semana. Vamos aproveitar este clima para ler algumas curiosidades, é o jeito!

Guerra da Barba

(França x Inglaterra)
Duração: 1152 a 1453
O barbado rei Luís VII casou-se com Eleanor, filha de um duque francês, e recebeu duas províncias no Sul do país como dote. Ao voltar das Cruzadas, o rei Luís raspou a barba. Eleanor não gostou, mas ele se recusou a deixar a barba crescer novamente. Eleanor se divorciou e casou-se com o rei Henrique II, da Inglaterra, exigindo a devolução das duas províncias. Luís não quis entregá-las e a guerra começou.

Guerra do Balde

(Itália)
Duração: 1325 a 1337
Uma tropa de soldados de Modena invadiu Bolonha para roubar um balde de carvalho. Durante o ataque, muitas pessoas morreram. Bolonha mobilizou-se para recuperar o balde. Depois de doze anos, Modena ganhou a guerra e ficou com ele.

Guerra da Esposa Sumida

(Inglaterra x Nação Zulu)
Duração: 1879
Umhlana, mulher do chefe zulu, decidiu abandoná-lo e foi se esconder em território dominando pelos ingleses. Tropas zulus cruzaram a fronteira e fuzilaram a fugitiva. A Inglaterra declarou guerra por causa da violação da fronteira.

Guerra do Cachorro Fujão

(Grécia x Bulgária)
Duração: 1925
O cachorro de um soldado grego saiu correndo e atravessou a fronteira, entrando em território búlgaro. O soldado foi atrás de seu cão, só que um sentinela búlgaro o matou. Tropas gregas invadiram a Bulgária, mataram e feriram 48 búlgaros.

Guerra do Futebol

(El Salvador x Honduras)
Duração: 1969
A tensão causada por uma partida de futebol entre as duas seleções ultrapassou as fronteiras do gramado e da arquibancada. Imigrantes salvadorenhos foram expulsos de Honduras e os países entraram em guerra. De 14 a 30 de julho, cerca de 2 mil pessoas foram mortas. A Organização dos Estados Americanos (OEA) teve que intervir para resolver a questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha noção que seu comentario vai estar sendo visto por toda a web!