sábado, 5 de março de 2011

Quantas cidades existem???


Você ja se perguntou quantas cidades existem no mundo inteiro? Então aqui esta a resposta da sua pergunta:
Para responder essa pergunta, o primeiro passo é  definir o que é uma cidade. Para isso, pedimos a ajuda de Tiago José Berg, pesquisador e autor do livro Hinos de todos os países do mundo. O mundo está dividido entre zonas urbanas e rurais. Uma zona urbana pode ser definida por quantidade de habitantes, densidade populacional, percentual de pessoas que não dependem da agricultura ou acesso a serviços básicos, como energia elétrica e educação.
Os critérios para classificar essas zonas mudam de um país para outro. Alguns consideram cidade qualquer concentração de mais de 2.500 habitantes. Outros exigem uma população mínima de 20 mil ou 50 mil pessoas para que o local se torne uma cidade. Aqui vão alguns exemplos:
PaísCritério para reconhecer cidade
ArgentinaConcentração de 2 mil habitantes ou mais
CanadáMais de 1 mil  habitantes
ChinaCidades designadas pelo Conselho de Estado e outros locais com 1.500 ou mais habitantes por quilômetro quadrado
Estados UnidosLocais com mais de 2.500 pessoas, áreas urbanizadas de 50 mil pessoas ou mais
ÍndiaLocais com governo ou com mais de 5 mil habitantes, sendo que 3/4 da força trabalhadora masculina não esteja na agricultura
JapãoUnidades administrativas com mais de 50 mil habitantes
República das MaldivasApenas Malé, a capital
MéxicoLocais com mais de 2.500 habitantes
Nova ZelândiaLocais com mais de 1 mil habitantes
NígerNiamey, a capital, e as capitais dos distritos
NoruegaLocais com 200 ou mais habitantes
PeruCentros populacionais com 100 ou mais habitações
SenegalAglomerações de 10 mil ou mais
Segundo Tiago José Berg, em outubro de 2009, o número total de cidades no mundo era de 36.722. Destas, 19 têm mais de 10 milhões de habitantes; 455, mais de 1 milhão; 1.054 ultrapassaram os 500 mil; e 2.851, mais de 150 pessoas.
É importante acrescentar, lembra Berg, que o espaço urbano está em constante transformação: a população do mundo se urbaniza cada vez mais. Em 1800, apenas 3% da população viviam em cidades. Em 1900, cerca de 14% da população era urbana e apenas 12 cidades tinham mais de 1 milhão de habitantes. Na década de 1950, 30% da população mundial residiam em centros urbanos. Em 2008, pela primeira vez na história, o número de pessoas vivendo em áreas rurais e urbanas no mundo inteiro se igualou. O crescimento da urbanização significa crescimento também na quantidade de cidades.

Um comentário:

Tenha noção que seu comentario vai estar sendo visto por toda a web!