sexta-feira, 21 de maio de 2010

Quem inventou a lâmpada?


Lâmpada , o que seriamos sem ela? Sera quem a inventou? Acompanhe::


Com 1.093 patentes de inventos, como a lâmpada incandescente, o fonógrafo e o microfone de grânulos de carvão para o telefone, Edison é um dos precursores da tecnologia do século XX.
Thomas Alva Edison nasceu em Milan, Ohio, em 11 de fevereiro de 1847. Desde criança demonstrou curiosidade e poder de observação. Em 1854, a família mudou-se para uma casa espaçosa em Port Huron, Michigan, em cujo sótão Edison instalou um laboratório de química, onde durante dias inteiros realizava experiências. Logo aprendeu o alfabeto Morse e começou a construir telégrafos rudimentares.
Trabalhou como vendedor de livros e telegrafista numa ferrovia. Em 1868 patenteou seu primeiro invento: um contador automático de votos. Em 1870 fundou em Newark, Nova Jersey, sua própria empresa, especializada na fabricação de um aparelho que transmitia telegraficamente as cotações da bolsa, o qual logo lhe proporcionou grandes ganhos. Nos anos seguintes patenteou diversos outros inventos, como um dispositivo para agilizar transmissões telegráficas, uma pena elétrica que simplificava a duplicação em mimeógrafo, e o microfone de carvão, que permitiu as transmissões telefônicas.
A essa época, Edison já se instalara em Menlo Park, perto de Nova York, onde iniciou uma intensa pesquisa em diferentes áreas tecnológicas. Ali aperfeiçoou o telefone, inventou o fonógrafo e criou a primeira lâmpada incandescente com filamento de carvão. Construiu um dínamo gigantesco e patenteou as outras invenções, como o regulador de corrente para máquina elétrica, o aparelho de alto vácuo e o medidor elétrico. Em outubro de 1879, após anos de pesquisas custeadas pela Edison Eletric Light Company, conseguiu a patente da lâmpada dotada de um filamento de carvão muito fino, mantido no interior de um bulbo de vidro submetido a vácuo. Em 1883 patenteou a chamada válvula de Edison, precursora da válvula de rádio, formada por uma lâmpada incandescente com uma placa metálica no interior, em volta do filamento. Denomina-se efeito Edison a emissão de elétrons e conseqüente aparecimento de corrente do filamento para a placa.
Em 1888 fundou a Edison General Eletric, empresa que se transformou num dos maiores fabricantes multinacionais de lâmpadas e equipamentos elétricos leves e pesados. Dedicou a última etapa de sua vida a administrar suas várias empresas e a comercializar numerosos inventos. Durante a primeira guerra mundial, trabalhou para o governo, introduziu diversos melhoramentos em navios e embarcações pequenas e aperfeiçoou métodos de produção de substâncias químicas. Em 1927 foi eleito membro da Academia Nacional de Ciências. Edison morreu em 18 de outubro de 1931, em West Orange, Estados 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha noção que seu comentario vai estar sendo visto por toda a web!