Tudo aconteceu quando o americano Robert Haleluk mergulhou um biscoito Oreo num copo de leite – e o tal biscoito acabou mergulhando nas profundezas do copo. Haleluk teve que enfiar os dedões na bebida para salvar o Oreo do afogamento. Daí veio o estalo e a lâmpada se acendendo sobre a sua cabeça. Depois de alguns meses, estava inventada a Dipr, uma colher específica para mergulhar biscoitos no leite. A ideia pareceu genial para ele e a esposa Julie, mas ainda era preciso de dinheiro para tornar o produto viável.
São para situações como essa que surgiu o Kickstarter, site de arrecadação de fundos. Nele, os criadores apresentam seus projetos, a quantidade de dinheiro que precisam e estipulam um prazo de arrecadação. Os visitantes, sensibilizados com a causa, podem doar quanto quiser.
Para atrair contribuições, o dono do projeto oferece premiações aos doadores. No caso do dipr, por exemplo, quem doa mais de cinco dólares recebe um adesivo; mais de vinte, um pacote com duas unidades da colher; e assim vai até quem doar mais de 1 mil dólares, que ganha todos os outros prêmios e também um jantar com o agradecido casal Robert e Julie.
O Kickstarter funciona em um modo all-or-nothing: se sua ideia não arrecadar a meta estabelecida, você não recebe nada e o dinheiro retorna aos investidores. No entanto, se ultrapassar a quantia, você leva tudo. Por exemplo, o projeto das pulseiras Tik Tok e LunaTik, que transformam iPods em relógios de pulso, precisava de 15 mil dólares para ser lançado. O prazo só termina neste dia 16, mas os fundadores já irão receber um total de 482.523 dólares!
Infelizmente, por enquanto, só residentes nos Estados Unidos podem criar projetos no site, embora possamos doar do mundo inteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Tenha noção que seu comentario vai estar sendo visto por toda a web!